Reunião da ONU dura pouco mais de 1h e termina sem consenso sobre ataques do Irã contra Israel

Início » Blog » Reunião da ONU dura pouco mais de 1h e termina sem consenso sobre ataques do Irã contra Israel

A reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU (Nações Unidas) na tarde deste domingo (14) terminou sem aprovação de resolução relativas aos ataques do Irã contra Israel, ocorridos entre a noite desse sábado (13) e a madrugada deste domingo (14). O encontro, convocado pela manhã, durou cerca de 1 hora e 25 minutos, em Nova York, nos Estados Unidos, e foi marcado por troca de acusações entre Irã e Israel.

Na abertura da sessão, o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que a escalada do conflito na região está levando o Oriente Médio a um estágio de “extremo perigo”, com potencial risco de “guerra total”.

“A ONU proíbe uso da força contra a integridade territorial de Estados-membros ou que esteja contra os propósitos das Nações Unidas. O princípio da inviolabilidade deve ser respeitado em todos os casos, de acordo com o direito internacional, como disse ao condenar o ataque ao consulado iraniano [no início deste mês]”, destacou Guterres. A agressão do Irã contra Israel ocorreu em resposta ao ataque israelense contra o consulado iraniano.

O secretário-geral defendeu cessar-fogo na região. “É hora de evitar o confronto militar em múltiplas frentes. Temos a responsabilidade compartilhada de evitar essa escalada, visto que os civis já estão pagando o preço mais alto”, pediu. R7

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a