Restos que podem ser de estudantes mortos há 9 anos no México serão analisados

Início » Blog » Restos que podem ser de estudantes mortos há 9 anos no México serão analisados
Estudante participa de manifestação por ocasião do nono aniversário do desaparecimento de 43 estudantes em Ayotzinapa, em 26 de setembro de 2023, na Cidade do México – AFP

Restos humanos que poderiam pertencer a alguns dos 43 estudantes desaparecidos no México em 2014 serão analisados em um laboratório da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e por peritos da Procuradoria-geral mexicana, informou o governo nesta quarta-feira (27).

“Temos outros restos pendentes de identificação (…) São dois dos mais de 120 que encontramos (…) e estamos esperando a data marcada pelo laboratório de Innsbruck” para submetê-los a exames genéticos, disse Alejandro Encinas, presidente da Comissão da Verdade (COVAJ), que busca esclarecer o caso de Ayotzinapa.

A análise dos “restos adicionais” será feita por peritos da Procuradoria-geral mexicana (FGR, na sigla em espanhol), acrescentou o funcionário, durante a apresentação do segundo relatório da Comissão, criada em dezembro de 2018 pelo governo do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Até agora foram encontrados e identificados os restos mortais de apenas três dos 43 estudantes de magistério, assassinados e desaparecidos entre 26 e 27 de setembro de 2014 no estado de Guerrero (sul), um dos mais violentos do país, pelos confrontos entre cartéis do narcotráfico.

Uma destas quadrilhas, a Guerreros Unidos, é acusada de ter praticado o crime contra os jovens, em conluio com policiais e diante da passividade de autoridades locais e militares das Forças Armadas mexicanas.

Encinas informou que os restos mortais que serão analisados no Laboratório de Medicina Legal de Innsbruck – que antes identificou três dos estudantes – foram encontrados em uma localidade no município de Cuetzala del Progreso, enquanto os outros vestígios foram localizados perto de Iguala, cidade onde ocorreu a chacina. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a