Renovar o passaporte nos EUA, um processo longo e difícil após a pandemia

Início » Blog » Renovar o passaporte nos EUA, um processo longo e difícil após a pandemia
Impressão de um passaporte emitido pelo Departamento de Estado, em 14 de junho de 2007, em Washington – AFP

Nile Khow viajou mais de 2.600 quilômetros, de Houston a Nova York, para renovar seu passaporte a tempo de embarcar para Londres. Haja coração para expedir o documento de viagem nos Estados Unidos após a pandemia.

O pai deste jovem de 20 anos conseguiu a data por um fio. “Não sei como consegui!”, disse ele à AFP, após sair da Agência de Passaportes de Nova York, onde precisa buscar o documento poucas horas antes de voar para a capital britânica.

Dezenas de pessoas, com data agendada, formam fila na porta de um centro oficial. Alguns precisam viajar por motivos urgentes, como a morte de um familiar, uma viagem de negócios, ou para as esperadas férias, em pleno verão no hemisfério norte.

Linda (não quis revelar o sobrenome), de 46 anos, iniciou em abril os trâmites para renovar os passaportes de toda a família (quatro pessoas).

O dela e de seu marido foram recebidos por correio em junho, mas os de seus filhos não, conta Linda, aflita, um dia antes do início de suas férias em Aruba, no Caribe.

“Nunca foi assim antes”, assegura impaciente. “Dizem que se deve à covid. As pessoas não viajavam na época, mas a pandemia acabou, e todos querem viajar”, explica.

IstoÉ

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a