Região soma 2.933 ataques por escorpião em 2022

Início » Blog » Região soma 2.933 ataques por escorpião em 2022
CVE aponta que, devido às altas temperaturas, ataques por escorpiões ocorrem ao longo de todo o ano

A região de Presidente Prudente registrou média diária de oito ataques por escorpiões no ano passado. De acordo com dados atualizados em 6 de dezembro pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual de Saúde, houve 1.846 ocorrências na área do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau e 1.087 na circunscrição do GVE de Prudente. A soma é de 2.933 acidentes envolvendo o aracnídeo no período de 339 dias. Apesar disso, não foram contabilizados óbitos em decorrência das picadas.

O GVE de Venceslau engloba 21 municípios da região, enquanto o de Prudente abrange 24, totalizando as 45 cidades atendidas pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, na ocorrência de acidentes escorpiônicos, a unidade de referência aos casos do tipo na região é o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.

O soro antiescorpiônico também está disponível em pontos estratégicos: no Hospital Municipal de Iepê, Santa Casa de Misericórdia de Martinópolis, Pronto Atendimento Municipal de Pirapozinho, Santa Casa de Misericórdia de Prudente, Hospital Maternidade de Rancharia, Hospital de Caridade Anita Costa de Santo Anastácio, Santa Casa de Misericórdia de Dracena, Pronto Atendimento Municipal de Euclides da Cunha Paulista, Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis, Pronto Atendimento Municipal de Mirante do Paranapanema, Pronto Atendimento Municipal de Panorama, Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, Hospital Regional de Porto Primavera (Rosana), Hospital Regional de Teodoro Sampaio e Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista.

O Imparcial
09:10:02

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias