“Raphael Balhestero escreve: ‘Um circo de vaidade e enganação'”

Início » Blog » “Raphael Balhestero escreve: ‘Um circo de vaidade e enganação'”

Opinião
DEMAGOGIA DESENFREADA
Um circo de vaidade e enganação na política venceslauense


Na sessão de ontem da Câmara Municipal, fomos espectadores de um espetáculo patético de “pirotecnia política” ineficaz. Em uma disputa demagógica entre algumas figuras, todos ansiosos por se autopromoverem como os mais “próximos do povo”, testemunhamos uma lamentável exibição teatral que nos faz pensar: Vender óleo de peroba na frente da Câmara seria um empreendimento lucrativo! Um vereador, em sua audácia, chegou ao ponto de dizer que a democracia é cansativa. Eis a nossa Câmara Municipal, onde, salvo raríssimas exceções, a cada segunda-feira somos brindados com um novo absurdo. Não há sombra de dúvida de que um circo está instalado na cidade.

O que mais salta aos olhos nessa farsa de “defesa do povo” é a completa omissão em relação ao projeto de lei da prefeita, debatido entre os vereadores antes da sessão: a taxa mensal de resíduos sólidos, ou, para ser direto, “TAXA DO LIXO”. Isso nos leva a concluir que a Prefeita, provavelmente, conseguirá aprovar seu novo imposto. Isso é a “nova política” em sua forma mais vil, recorrendo a um estratagema antigo de ex-prefeitos de nossa cidade, criar uma taxa em nome de um setor específico (neste caso, a coleta de resíduos sólidos) e, em seguida, usar esses fundos de maneira politiqueira em outras áreas, e claro tentarão disfarçar isso com a desculpa esfarrapada de “recursos próprios”.

Que fique claro! A Prefeitura não gera “recursos próprios”; na verdade, ela cobra taxas, impostos por serviços que frequentemente são executados de maneira lamentável, ou, no caso de Presidente Venceslau, simplesmente são terceirizados. A próxima semana promete trazer mais revelações sobre esse vergonhoso momento de nossa cidade, e estaremos observando atentamente os membros do legislativo para ver se estarão do lado do povo, ou tentarão mostrar força pra barganhar vantagens com a prefeita, ou se simplesmente serão subservientes à “Deusa”.


RAPHAEL BALHESTERO JUNIOR
É advogado e ex-vereador por Presidente Venceslau


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Toninho

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a