Ramadã começa sem trégua entre Israel e Hamas em Gaza

Início » Blog » Ramadã começa sem trégua entre Israel e Hamas em Gaza

Os bombardeios israelenses deixaram dezenas de mortos neste domingo (10) em Gaza, onde o ramadã começa sem uma trégua entre Israel e o Hamas, em meio a uma mobilização internacional para enviar ajuda humanitária a uma população à beira da fome.

Um primeiro navio carregado com ajuda está pronto para zarpar de Chipre, como parte de um corredor marítimo humanitário anunciado pela União Europeia em direção ao território palestino, devastado após mais de cinco meses de guerra entre Israel e o movimento islamista palestino.

As partes não chegaram a um acordo para uma trégua antes do início do ramadã, que começou oficialmente nesta segunda-feira (11). O conflito já deixou até o momento 31.045 mortos em Gaza, a maioria civis, segundo o Hamas.

Para Ahmed Kamis, um deslocado de 40 anos, o ramadã deste ano é sinônimo de “sofrimento”. “Há uma guerra suja, sangrenta, uma guerra de genocídio. Os deslocados não têm nada para comer ou beber”, lamentou à AFP de Rafah, no extremo sul do território.

A guerra começou em 7 de outubro, com o ataque sem precedentes de comandos do Hamas em solo israelense, no qual cerca de 1.160 pessoas morreram, principalmente civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados israelenses.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas e 130 permanecem cativas em Gaza, das quais 31 teriam morrido, segundo autoridades israelenses. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a