Raios-X misteriosos em buraco negro intrigam cientistas

Início » Blog » Raios-X misteriosos em buraco negro intrigam cientistas

Misteriosos flashes de raio-X com frequência cada vez mais rápida têm chamado a atenção de astrônomos para um buraco negro supermassivo a 100 milhões de anos-luz da Terra e com massa 1 milhão de vezes maior que a do Sol.

Em apenas dois anos, a frequência dos flashes de raio-X aumentou de um a cada 18 minutos para um a cada sete minutos, uma aceleração jamais vista em um buraco negro.

O estudo, apresentado em um encontro da American Astronomical Society e prestes a ser publicado na revista Nature, traz uma possível explicação para esse fenômeno: a causa poderia ser a presença de uma anã branca, ou seja, o núcleo superdenso de uma estrela já extinta, nas margens do horizonte de eventos do buraco negro, do qual sequer a luz é capaz de escapar.

Os resultados, obtidos graças ao telescópio espacial XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), foram analisados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com a contribuição do Instituto de Astrofísica Espacial e Física Cósmica do Instituto Nacional de Física Nuclear de Palermo, na Itália.

Os pesquisadores levaram em consideração diversos cenários, mas o da anã branca foi o mais aceito: apesar de a extinta estrela estar a alguns milhões de quilômetros do horizonte de eventos, ela é atraída pela força gravitacional exercida pelo buraco negro, mas ainda resiste graças ao pequeno impulso dado pela perda de suas camadas externas. Ansa

 

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias