Putin elogia ‘contribuição’ de Prigozhin na Ucrânia e promete investigar sua morte

Início » Blog » Putin elogia ‘contribuição’ de Prigozhin na Ucrânia e promete investigar sua morte
Presidente russo Vladimir Putin e Yevgueni Prigozhin, morto no acidente de avião ontem. Imagem: AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou, nesta quinta-feira (24), a “contribuição” para a ofensiva na Ucrânia do chefe do grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin, que se rebelou contra o Kremlin no final de junho, e prometeu “levar até ao fim” a investigação sobre sua morte em um avião que caiu na quarta-feira perto de Moscou.

Prigozhin “era um homem com destino complicado, que cometeu erros graves em sua vida, mas que obteve os resultados de que precisava”, declarou Putin, durante uma reunião transmitida pela televisão, oferecendo suas condolências aos familiares das vítimas do acidente.

Outras nove pessoas estavam na aeronave, entre tripulação e passageiros, nenhuma sobreviveu.

A declaração de Putin, que qualificou o ocorrido como uma “tragédia”, foi a primeira confirmação oficial de que o chefe do grupo Wagner havia morrido.

O acidente ocorreu dois meses após o fracassado levante do grupo paramilitar de Prigozhin contra o Estado-Maior Russo, alimentando especulações de um possível assassinato orquestrado pelo Kremlin.

Nesta quinta-feira, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, garantiu que seu país não tem “nada a ver” com o ocorrido. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a