Profissionais da saúde protestam em SP e outras capitais contra suspensão do piso salarial da enfermagem

Início » Blog » Profissionais da saúde protestam em SP e outras capitais contra suspensão do piso salarial da enfermagem
Protesto de enfermeiras em Presidente Venceslau. Reunidas para dizer não aos problemas que estão enfrentando nos últimos dias. (Redes Sociais)

Profissionais da área da Saúde de várias cidades protestam, nesta quarta-feira (21), contra a suspensão do piso salarial da enfermagem, sancionado em agosto, que estabelece o valor mínimo a ser pago para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras como remuneração por suas atividades.

Além da capital paulista, foram registrados atos também no Recife, em Belo Horizonte, em Brasília, em Natal e em Salvador.

Profissionais da enfermagem protestaram em Belo Horizonte — Foto: Lyvia Prais / Sind-Saúde

No início de setembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei que estabelece o piso para que sejam analisados dados relacionados ao impacto financeiro para os atendimentos e aos riscos de demissões diante de tal implementação.

A decisão foi votada pelos demais ministros e mantida após o plenário virtual realizado na quinta-feira (15).

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), James Francisco dos Santos, o piso é um direito que foi conquistado de maneira legal e democrática e sua suspensão é injusta.

“Consideramos injusta a suspensão do nosso piso, que foi devidamente aprovado pelo Senado, Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente da República”, afirmou o representante do órgão. Segundo ele, o impacto econômico da adoção do piso já foi projetado em um estudo feito antes da sanção da lei e seria de R$ 16 bilhões.

Além do Coren-SP, o Fórum Nacional da Enfermagem também participou da mobilização desta quarta. g1

16:00:10

Uma resposta

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1