Produção industrial volta a cair e amplia distância para o nível pré-pandemia

Início » Blog » Produção industrial volta a cair e amplia distância para o nível pré-pandemia
Produção recuou em 16 dos 25 ramos pesquisados
Produção recuou em 16 dos 25 ramos pesquisados PEXELS

Após crescer 1% em março, a produção industrial brasileira voltou a cair 0,6% no mês de abril. Com a variação negativa, o setor aumenta a distância para o patamar pré-pandemia, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

De acordo com os dados da PIM (Pesquisa Industrial Mensal), o setor industrial apresenta retração de 2,7% na comparação com abril do ano passado. No ano, o segmento acumula queda de 1% e, em 12 meses, a variação negativa é de 0,2%.

Com os números negativos, o segmento opera em nível 2% abaixo do registrado em fevereiro de 2020, o último mês sem o impacto da pandemia de coronavírus na economia nacional, e segue 18,5% menor do que o recorde do estudo, alcançado em maio de 2011.

André Macedo, gerente responsável pela pesquisa, afirma que, há uma maior presença de resultados negativos no setor industrial no início de 2023, após o ramo avançar 1,5% nos últimos meses do ano passado.

“Em abril, observamos uma maior disseminação de quedas na produção industrial, alcançando 16 dos 25 ramos industriais investigados. Esse maior espalhamento de resultados negativos não era visto desde outubro de 2022”, destaca ele.

No primeiro trimestre deste ano, a indústria apresentou estabilidade (-0,1%) e representa 19,9% do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país. O resultado foi puxado para baixo devido as quedas da Indústrias de transformação (-0,6%) e da construção (-0,8%) na comparação com os três últimos meses do ano passado.

R7
10:10:03

Agropecuária-COnfiança-1