Primeira gravidez in vitro de rinocerontes pode salvar espécie de extinção

Início » Blog » Primeira gravidez in vitro de rinocerontes pode salvar espécie de extinção
Primeira gravidez in vitro de rinocerontes pode salvar espécie de extinção

Cientistas conseguiram transferir embriões do paquiderme para uma mãe de aluguel. Marco científico pode ser a salvação do rinoceronte-branco-do-norte, que conta hoje com apenas dois exemplares no mundo.Com apenas dois exemplares vivos de sua espécie – duas fêmeas estéreis –, a extinção do rinoceronte-branco-do-norte já era dada praticamente como certa. Não mais: uma equipe de cientistas internacionais conseguiu cultivar um embrião de rinocerante, criado através de inseminação artificial, numa mãe de aluguel. O experimento pode ser a salvação da espécie.

Essa foi a primeira transferência bem-sucedida de embriões para uma mãe de aluguel feita em paquidermes, explicaram os participantes do programa científico BioRescue ao apresentar os resultados nesta quarta-feira (24/01) em Berlim.

“Juntos alcançamos algo que jamais imaginamos ser possível “, disse o veterinário e líder de projeto Thomas Hildebrandt. A ciência, segundo ele, está agora muito mais perto “do sonho de criar uma população saudável e geneticamente estável de rinocerontes-brancos-do-norte”.

Apontada pelos pesquisadores como um “avanço científico”, a transferência de embriões tem o potencial de preservar também outras espécies ameaçadas. DEUTSCHE WELLE

 

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias