
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou um novo cronograma de interdições na Ponte Hélio Serejo, essencial ligação na BR-267/MS entre Bataguassu–MS e Presidente Epitácio–SP. A partir da próxima sexta-feira, 13 de junho, a ponte terá bloqueios noturnos temporários de segunda a sexta-feira, medida que se estenderá até o dia 12 de agosto de 2025.
As interrupções são parte da fase final da obra de reabilitação da estrutura, um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões do Governo Federal que já ultrapassou os 70% de execução. Segundo o engenheiro regional do DNIT em Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, responsável pela jurisdição da ponte, as intervenções são cruciais para a manutenção preventiva.
“As intervenções são essenciais para garantir a segurança e prolongar a vida útil da ponte, uma das mais importantes ligações rodoviárias entre Mato Grosso do Sul e São Paulo”, reforçou Marinho.

Cronograma dos bloqueios
Os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos aos horários. O tráfego sobre a ponte será completamente suspenso em dois períodos durante a noite:
Das 22h às 0h
Das 1h às 4h
Haverá uma janela de uma hora, entre 0h e 1h, para permitir a passagem de veículos que estiverem aguardando nos dois sentidos da rodovia.
Para emergências ou para os condutores que preferirem não aguardar a liberação da pista, o DNIT sugere uma rota alternativa. O desvio indicado passa pelos municípios de Bataguassu – Brasilândia – Paulicéia – Presidente Venceslau.
Manutenção avançada para segurança estrutural
As interdições noturnas permitirão a continuidade dos serviços de reabilitação da ponte, que integram o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) do DNIT. As obras, iniciadas em meses anteriores, visam restaurar e reforçar a capacidade estrutural da ponte de 2,5 quilômetros.
Até o momento, os trabalhos incluíram a demolição de partes deterioradas, o reforço de vigas e a construção de suportes para a substituição de 352 aparelhos de apoio, além da pintura de rejuvenescimento da estrutura inferior. A fase atual abrange a recuperação do pavimento, guarda-corpos, barreiras metálicas e a pintura completa da superestrutura.
A expectativa do DNIT é que a obra seja integralmente finalizada no segundo semestre de 2025. A conclusão representa um marco para a infraestrutura regional, fortalecendo não apenas a conexão entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas também a integração com a Rota Bioceânica, consolidando a ponte como um corredor estratégico para o desenvolvimento econômico do país.