Polícia Federal começa a emitir hoje o novo passaporte brasileiro

Início » Blog » Polícia Federal começa a emitir hoje o novo passaporte brasileiro
Polícia Federal começa a emitir o novo passaporte brasileiro
Batizado de Novo Passaporte Brasileiro (NPB), o documento passa a ser temático, com homenagens aos biomas e cultura locais de cada região (Crédito: Reprodução Internet)

A Polícia Federal inicia, nesta terça-feira, 3, a emitir os novos modelos do passaporte brasileiro. O documento, de acordo com o governo, agora conta com mais elementos de segurança e está mais moderno. A previsão era de que a versão fosse lançada em setembro do ano passado. Porém, o processo foi adiado.

Batizado de Novo Passaporte Brasileiro (NPB), o documento passa a ser temático, com várias homenagens às regiões brasileiras por meio de ícones dos biomas e cultura locais. Idealizado pela Casa da Moeda do Brasil em parceria com a Polícia Federal, o NPB é considerado mais seguro, já que conta com mais marcas d’água e imagens que só podem ser vistas em luz ultravioleta.

Segundo o governo, a troca da versão antiga do passaporte para a nova não é obrigatória. Ou seja, as pessoas podem continuar utilizando a versão anterior do passaporte brasileiro sem problemas até o seu vencimento. A validade segue de 10 anos. O preço para a emissão do documento também continua o mesmo. Hoje, segundo a Polícia Federal, o valor médio pago para emitir o passaporte é de R$ 257.

Apesar de ser lançado a partir de hoje em todo o País, a emissão do novo passaporte brasileiro no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, somente ocorrerá em 2024. A última grande atualização no documento havia ocorrido em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade de 5 para 10 anos. IstoÉ Dinheiro

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a