Polícia Ambiental resgata 97 filhotes de aves silvestres de cativeiro

Início » Blog » Polícia Ambiental resgata 97 filhotes de aves silvestres de cativeiro
Filhotes de Tucano-toco mantidos em cativeiro são apreendidos, em Teodoro Sampaio (SP) — Foto: Polícia Ambiental
Filhotes de Tucano-toco mantidos em cativeiro são apreendidos, em Teodoro Sampaio (SP) — Foto: Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental resgatou, neste domingo (5), filhotes de aves silvestres mantidos em cativeiro, em uma propriedade rural, em Teodoro Sampaio (SP).

Ao g1, o capitão Júlio César Cacciari de Moura, oficial da Polícia Ambiental, informou que uma equipe foi até o local após uma denúncia de animais em cativeiro.

Na propriedade rural, os policiais localizaram 97 aves das espécies Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), Tucano-toco (Ramphastos toco) e Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus), sendo 93 vivas e quatro mortas pelas condições precárias de abrigo.

Ainda conforme o capitão da Polícia Ambiental, um homem fugiu da propriedade rural, porém já foi identificado. A esposa dele também será responsabilizada criminalmente e administrativamente pela posse irregular de animais silvestres e pelo crime de maus-tratos.

Segundo Moura, os Autos de Infração Ambiental foram elaborados e são de R$ 365 mil para cada infrator pelas condutas de animais silvestres em cativeiro, animais ameaçados de extinção e maus-tratos.

Os animais foram encaminhados à Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), em Assis (SP), para atendimento médico veterinário e acompanhamento.

O capitão da Polícia Ambiental reforçou ainda que o período de reprodução das espécies de psitacídeos é de setembro a fevereiro, “período em que alguns criminosos retiram esses animais dos ninhos para o tráfico”.

“O tráfico de animais gera um prejuízo imenso ao país, tanto de biodiversidade quanto de cuidado animal”, finalizou Moura. G1/Prudente

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a