Piloto de drone é profissão em alta em 2024, revela pesquisa do LinkedIn

Início » Blog » Piloto de drone é profissão em alta em 2024, revela pesquisa do LinkedIn

A demanda por pilotos de drone promete crescer significativamente, impulsionada por avanços tecnológicos e expansão de setores como logística, agronegócio e entretenimento. Há diversas oportunidades em várias áreas, e a profissão é uma das que estão em ascensão em 2024, segundo pesquisa do LinkedIn.

De acordo com a pesquisa da rede social voltada a profissionais, os homens dominam o segmento, ocupando 95% das vagas. A pesquisa, divulgada em janeiro, concluiu que o setor de agricultura é um dos que oferecem mais oportunidades, principalmente para pilotagem e configuração de drones pulverizadores.

Também há drones que mapeiam as lavouras. Esses mapeamentos auxiliam na planificação da colheita, previsão de rendimento e perdas, além de permitir a detecção de pragas e doenças.

Segundo Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil e especialista em carreiras, o mercado de drones está com alta demanda. “Com a tendência de crescimento nos próximos anos, estão surgindo cursos específicos. Começam a aparecer exigências de certificados, mais regulamentação”, afirma Odri, responsável pela pesquisa das tendências de profissões da rede social. “A tendência é de que a profissão continue acelerando e talvez apareça novamente na próxima lista, em 2025.”

Para o levantamento, os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph analisaram milhões de vagas iniciadas por usuários de 1.º de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2023, para calcular a taxa de crescimento para cada cargo.

A lista é composta apenas por cargos que tiveram crescimento consistente na base de usuários. Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência foram agrupados e classificados em conjunto.

O salário varia em função de experiência, região geográfica e setor de atuação, entre outros fatores. A média salarial é de R$ 5 mil por mês. Especificamente na atividade de pulverização agrícola, os salários são mais altos, podendo atingir até R$ 10 mil mensais. JBr

 

Agropecuária-COnfiança-1