PF: Abin de Bolsonaro espionou advogados, políticos, jornalistas e ministros do STF

Início » Blog » PF: Abin de Bolsonaro espionou advogados, políticos, jornalistas e ministros do STF
Operação da Polícia Federal
Operação da Polícia Federal (Crédito: Divulgação/ PF)

A Polícia Federal (PF) identificou que o sistema FirstMile, utilizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), fez 33 mil monitoramentos ilegais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os servidores que teriam feito o uso irregular da ferramenta foram detidos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 20.

Segundo os investigadores, 1.800 usos desse programa foram destinados à espionagem de políticos, jornalistas, advogados, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e adversários do governo do ex-presidente. As informações são do jornal O Globo. A lista inclui um homônimo do ministro do STF Alexandre de Moraes – o que, segundo os investigadores, reforça a desconfiança de que o ministro tenha sido alvo do esquema ilegal.

Para não deixar vestígios, a “gangue Abin de rastreamento”, como os investigadores têm chamado os servidores, apagou dos computadores a grande maioria dos acessos, segundo a TV Globo.

O sistema FirstMile é capaz de detectar um indivíduo com base na localização de aparelhos que usam as redes 2G, 3G e 4G. Para encontrar o alvo, basta digitar o número do seu contato telefônico no programa e acompanhar em um mapa a última posição. Desenvolvido pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint), o software se baseia em torres de telecomunicações instaladas em diferentes regiões para captar os dados de cada aparelho telefônico e, então, devolver o histórico de deslocamento do dono do celular. Estadão Conteúdo

Respostas de 4

  1. Puxa vida. Que escândalo!
    Engraçado que a mesma Abim durante o governo Lula espionou a imprensa e empresários!!!
    E hoje a Abim, o STF e a PF do Lula está deitando e rolando em cima dos adversários políticos do Ladrão!!!
    É só mais uma narrativa para tentar prender Bolsonaro!!!!

    Leia a matéria do Petista Josias de Souza no link abaixo.

    https://www.google.com/amp/s/josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2013/11/09/abin-espionou-a-midia-sob-lula-diz-ex-analista/

  2. Policia Federal prendeu dois servidores da ABIN acusados de monitorar celulares de cidadãos na época do governo do Inelegível. mas a esquerda que persegue adversários, né? Agentes da ABIN apagaram mais de 30 mil dados de monitoramentos irregulares na gestão do Inelegível. Depois dizem que foi o Flávio Dino que apagou dados das câmeras dos atos terroristas golpistas do dia 8/1

  3. Josias de Souza, Petista cada dia que passa esse Pangaré “chupetão do Inelegível” prova que realmente não tem cerebro. Não vai adiantar você da seu PIX pro Inelegível que ele vai ser preso a Papuda o espera de braços aberto!

  4. Então o Flávio Dino não apagou as imagens???
    O equipamento de monitoramento de celulares foi adquirido pela abim no governo Michel Temer. Foi usado desde 2018 até 2021. Para os mal intencionados como vcs , esses aparelhos não acessam as mensagens, apenas localizam os aparelhos monitorados!!!
    Vc mente, mente e mente, mas os fatos estão aí. Lula monitorou os jornalistas e empresários e hoje monitora todos os seus inimigos políticos. E o povo que é contra seu governo são presos pelo Xandao do PCC e depois monitorados por tornozeleiras eletrônicas!!!
    Aliás, o Xandao adora prender pessoas e depois buscar um crime!!!!
    Até parece que não existe mais lei de abuso de autoridade!!!
    Um dia será a vez do Xandao ir para o xilindró.
    Quanto ao Bolsonaro. Há 10 meses vc está esperando ele ser preso!!!
    Espera sentado MANÉ!

TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias