Patrícia Lopes Oliveira escreve…

Início » Blog » Patrícia Lopes Oliveira escreve…


Opinião
ELEGERAM A ESPERANÇA E ELA NÃO VEIO


A administração municipal de Presidente Venceslau disse ontem que o problema dos bairros arrasados pelas últimas chuvas é antigo. Que está tomando pé da situação e fazendo planejamentos. E que tem coisas que serão feitas com “recursos próprios”. Ora…

O problema de infraestrutura da nossa cidade é gravíssimo. Há um ano e oito meses no poder nossa Prefeita priorizou coisas como a reforma da prefeitura, a compra de um carro de luxo, eventos no que ela chama de centro histórico e outras coisas.

Governador Rodrigo Garcia distribuiu vários veículos para todas as cidades do nosso estado. Recebemos vários aqui, o que é muito bom. É obrigação dele e são veículos pagos com os impostos que todos nós pagamos.

Nossa cidade precisa de muitas coisas. Os problemas são muitos! Entre eles cito a situação dramática do Ipreven.

A administração passada deixou a cidade acabada. O Prefeito tinha vários cargos comissionados. Chegou a ter 96 cargos e gastar em torno de 335 mil por mês com estes cargos. Fico pensando porque os vereadores não fizeram nada desde o início dessa festa de horrores com o nosso dinheiro.

Eu via muitas fotos do prefeito com vereadores pela cidade. Amigos! União em prol do município! Então tá!

Que eu saiba vereadores tem que fiscalizar o executivo municipal. Um empréstimo de 6 milhões não passou na Câmara Municipal. Mas, um de 18 milhões passou. É difícil entender! Perguntei então a um vereador. Mas, a resposta não veio. Esse dinheiro já chegou? Foi utilizado exatamente no que? Foi para pagar precatórios? Só gostaria de saber. Que fosse noticiado. Vai ver só eu não sei!

Nova eleição!
Todos as responsabilidades do município são transferidas para a nova gestão. Não há que se dar mais desculpas. É um problema antigo. Não!

Agora é um problema da atual administração. Resolvam!

Não entendo como as ruas da cidade se esvaindo, se acabando de tantos buracos. Literalmente desaparecendo. E a Prefeitura realizando um festival de ART de rua. E dá lhe eventos no centro histórico.

Como é que pode isso?
É querer tapar o sol com a peneira.

A população de vários bairros de nossa cidade está horrorizada com o descaso que vem ocorrendo por parte da Prefeitura. Muitos munícipes alegaram que ligaram para Prefeitura sobre a situação das ruas, do escoamento, das galerias e nada foi feito.

Estranho!
Se a Prefeita tinha a deferência do atual governador como sempre fez questão de transparecer. E Acredito que sim! Como não conseguiu recursos para recuperar as vias intransitáveis de Presidente Venceslau?

Porque afinal essa era a urgência. Essa era a prioridade!

A vaidade não pode falar mais alto. Temos pessoas passando fome. E não venha me dizer que não porque tem um cadastro em determinada secretaria Ande a pé pela cidade como fez em sua campanha Prefeita. Carregando uma caixa de som e um microfone prometendo uma nova política.

Onde está a nova política?
É essa que despreza os mais pobres?
É essa que tudo joga a culpa na administração anterior?

Enquanto isso as pessoas mais pobres, desempregadas, em situação de vulnerabilidade recebem cesta básica mês sim e mês não. Alguém já viu isso acontecer aqui?
Um mês você tem fome e no outro não.

Na prestação de contas: Superávit!
A que preço?

Temos uma cidade empobrecida que não combina com o carrão suntuoso da dona da caneta. Temos uma cidade sem iluminação adequada. Escura! Feia! Perigosa!

Temos uma cidade esburacada, com bocas de lobo abertas. O que representa um perigo.

No passado duas crianças morreram porque caíram num bueiro. Triste história! Muitos aqui se recordam daquela tragédia que acabou com uma família.

Que Deus nos proteja de tragédias assim. Por enquanto, as pessoas estão perdendo os seus móveis, os seus carros e sua esperança. E não ganham quase 20 mil reais por mês. A realidade do nosso povo é bem outra. Como repor todas as perdas?

Como repor o sonho de uma vida melhor? Quando se chove vê a água suja invadir sua casa e destruir tudo que tem.

Eu consigo me colocar no lugar do outro. Por isso eu sofro!

Temos parquinhos em vários bairros da cidade. É verdade!
O que está faltando é discernimento para entender que certas coisas não dá para esperar.

Pessoas agonizando no pronto socorro da nossa Santa Casa não dá mais para esperar. Eu faço de tudo para não ir lá. Não aguento mais ver tanto sofrimento, não aguento mais assistir cenas muito tristes. É horrível!

A última que assisti foi uma senhora com muita falta de ar. A filha chorando desesperada. E a médica não vinha porque estava atendendo outro paciente. Todo mundo começou gritar para alguém atender aquela mulher. Isso foi no domingo, dia da eleição.

Não é de mais de planejamento que se deve falar. É de execução! É de atitude!
É preciso fazer, resolver, atender, solucionar as coisas com mais celeridade.

Eu moro no centro. A minha rua está um tapete. Foi feito asfalto recentemente. Ainda assim, me preocupo com os demais que não tiveram a mesma sorte.

Muitas vezes erramos na vida. É preciso coragem para ir em frente e tentar acertar novamente. Não é culpa do passado. Bobagem!
É nossa responsabilidade!
Culpar esse ou aquele é tolice!
É fraqueza! É perda de tempo!

Muito melhor elogiar que criticar.
Mas se faz necessário mostrar a verdade que está tão explícita.

Tenho certeza que todos nós desejamos uma Presidente Venceslau desenvolvida. Uma cidade que funcione. Uma cidade bonita como era antigamente. Os prefeitos não colocavam os carros em exposição. Não!

Mas a cidade era limpa, iluminada, ruas recapeadas, emprego para população. Tínhamos eventos maravilhosos na cultura, festivais, exposições. Tínhamos teatro! Pessoas da competência de Bete Oberlaender. É preciso repetir isso mil vezes. Tínhamos jogos regionais. Interior na praia.

Salve Inocêncio Erbella, Tufy Nicolau, Manoel Rainho e tantos outros que entraram para a história sem forçar a porta.

Havia muito respeito pela nossa população. Muito trabalho e pouca conversa.

Não via nossa população triste, como vi recentemente.

Eles elegeram a esperança.
E ela não veio. Que pena!


PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Escreve periodicamente no Blog do Toninho
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais

11:38:46

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1