Comentário
A QUEM INTERESSA UMA CIDADE SUBDESENVOLVIDA?
A quem interessa uma cidade subdesenvolvida?
A quem interessa eleger pessoas sem conhecimento e qualificação alguma? Questionamentos que todos devem se fazer. Faz-se necessário eleger, nas próximas eleições, vereadores comprometidos com a solução dos problemas seríssimos que afligem a nossa cidade.
Infelizmente, parte da população, não atenta que uma cidade se faz com todos. Do mais simples e desprovido de tudo ao abastado. E estes sabem, cada um a seu modo, o que é necessário. Mas, os mais vulneráveis, obviamente, carecem de mais atenção.
O Legislativo tem papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade. É dele a prerrogativa de criar leis que beneficiem o município. Ė dele também a prerrogativa de fiscalizar os atos do Prefeito.
Muitas vezes, o executivo, promove um discurso que lhe é propício. “É preciso ter harmonia entre as pessoas”. E dessa forma arregimentar vereadores para a sua base na câmara municipal. Harmonia entre as pessoas, sim! Mas, nosso regime é de separação de poderes.
“Montesquieu acreditava que para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder”.
Vereador não tem que ser amiguinho do prefeito! Vereador não tem que ser chantageado por prefeitos. Isso acontece quando ele atende os vereadores em troca da parceria. E não atende se o vereador não for do seu lado. Isso existe?
Muitos vereadores, de muitas cidades, se calam diante dos absurdos cometidos pelos prefeitos. Preferem seguir fazendo um conserto ali e outro aqui, do que ter uma postura séria a favor da comunidade. Os famosos mordem e assopram.
O desenvolvimento de uma cidade implica em uma série de fatores. As sessões da Câmara Municipal existem para o debate de alto nível, visando o melhor para a cidade e seus munícipes.
Não cabe ali perder tempo com assuntos de desinteresse da comunidade, assuntos pessoais, paixões pessoais. O tempo é caro para todos nós!
Vereadores trabalham para o povo e ganham para isso. É de extrema importância a qualificação para a função.
Não elejam uma pessoa porque é conhecida, parente ou amiga. Não elejam baseado na popularidade. Não elejam porque é engraçado, porque movimenta as redes sociais com uma enxurrada de bobagens, de estardalhices.
Elejam aqueles que possuem condições de atender os reais anseios da comunidade com seu conhecimento, disposição e trabalho. Parece tolice, mas isso é muito importante e faz toda a diferença.
Não elejam uma câmara que vereadores necessitem debater numa tribuna da sagrada casa de leis, quem passou a mão em quem? Não! Não façam isso! Não elejam uma câmara de vereadores que coloquem seus interesses pessoais acima da coletividade. Não! Não façam isso! Nossa cidade se mostra estagnada! Desemprego e falta de infraestrutura estão entre os problemas mais latentes
“Para o desenvolvimento de uma cidade inteligente e economicamente sustentável, o primeiro passo é olhar para si mesma. Um diagnóstico profundo de indicadores econômicos, demográficos, de saúde, educação, serviços, infraestrutura, entre outros, permite ao gestor o entendimento da situação atual do seu município”.
É urgente a necessidade da elaboração de políticas de incentivo para as empresas, de políticas públicas e de estudos criteriosos sobre a sustentabilidade da cidade, visando a qualidade de vida dos seus munícipes.
“Toda cidade necessita de água tratada e potável. Toda cidade necessita de serviços de coleta de lixo e de esgoto feitos com excelência, para evitar a proliferação de doenças e epidemias. São serviços essenciais! Que garantem as condições mínimas de sobrevivência. As políticas de saneamento básico deveriam ser tratadas como políticas de saúde pública”. E aqui temos problemas sérios no que diz respeito ao lixo e sua coleta.
A quem interessa uma cidade subdesenvolvida? Os partidos correm desesperadamente contra o tempo e atrás de pessoas para puxarem votos. Quem eles procuram dizem muito sobre quem são.
O que importa?
Quantidade ou qualidade?
Inteligência ou popularidade?
De acordo com a sua inteligência é que fará essa escolha.
Prestemos atenção!
PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
É escritora