Patrícia Lopes de Oliveira escreve…

Início » Blog » Patrícia Lopes de Oliveira escreve…


Opinião
O SILÊNCIO OPORTUNISTA


Esse tipo de silêncio ocorre quando a pessoa escolhe de que lado está, sempre embasado no que é melhor para ela. Não leva em conta a situação do país. Não leva em conta sua comunidade como um todo.

Geralmente, pessoas destituídas de uma visão mais ampla, tendem a se achegar ao egoísmo próprio dos que são fracos. Daqueles que seguem a procissão dos omissos. Tomam posição quando lhe é vantajoso. E se omitem quando não tem essa certeza.

Rompem uma linha temerária. Não estão do lado de lá e não estão do lado de cá. Falta firmeza! Falta dizer a que veio! Falta coragem para tomar uma posição. Quando o momento é difícil, cala-se!

Quando o momento é difícil abandona suas supostas e frágeis convicções.

Fica ao lado do silêncio cômodo. Descansa na conveniência tola de quem deseja o aconchego dos que sempre se apóiam na neutralidade, na insensibilidade e na indiferença.

Há momentos na vida que não podemos ser isentos. Momentos em que não cabem a imparcialidade. Você pode apoiar esse ou aquele. Não pode é viver no exílio da mediocridade.

Um líder, um governante de valor não se entulha nos momentos difíceis. Não se encolhe!
Sofre as agruras de suas decisões, mas as toma com dignidade. Não abandona seus ideais, suas crenças, sua opinião.

Firmeza é o que se espera daqueles que detém cargos eletivos. Cargos estes entregues pelo povo. Consciência livre e gestos compatíveis com suas opiniões.

Que daqui para frente as pessoas saibam de que lado está quem administra a nossa cidade. Do lado dos bolsonaristas que estão fazendo as manifestações? Contra os bolsonaristas que estão fazendo as manifestações? Do lado no novo governo que se avizinha?

Do lado da neutralidade burra em nome disso e daquilo. Isso é que não pode!

Esperemos sempre pelo menos uma palavra. Alguns esperam pela indignação. E outros pela pacificação. E outros esperam apenas pela posição. Tem ou não tem?

Fato é, que independente do que cada um pensa e defende, importante é nunca deixar de se posicionar. E defender com argumentos verdadeiros e não fictícios o seu lado, a sua posição.

O Brasil é um país maravilhoso! Um país de todos nós!
Que possamos sempre desejar melhor para o povo brasileiro. Respeitar as pessoas, as nossas leis e a democracia.

“O nosso direito termina onde começa o do outro”

Vale mesmo a pena sentir ódio, repulsa e desprezo pelas pessoas que pensam diferente de nós? Não é muito pouco, muito triste para seres humanos que se dizem cristãos?

Moramos em uma cidade relativamente pequena em tamanho. Que sempre foi uma cidade imensa na quantidade de pessoas boas. Na qualidade das relações. Somos grandes anfitriões! Somos hospitaleiros! Recebemos a todos que vem em nossa cidade com educação, respeito e carinho.

Vale a pena essa divisão?
Não! Não vale a pena!
Vamos nos respeitar! Vamos seguir em frente!

O que incomoda é o silêncio oportunista de quem paira entre agradar e calar-se. Quem permanece na ponta dos pés, não mantém o equilíbrio.


PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Escreve periodicamente no Blog do Toninho
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais

22:50:46

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias