Patrícia Lopes de Oliveira escreve….

Início » Blog » Patrícia Lopes de Oliveira escreve….

Comentário e história
UM OLHAR NAS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO 


E um olhar de carinho pelo nosso povo.

Existem pessoas que constroem uma história de vida impressionante. Pessoas aparentemente comuns. Mas predestinadas a coisas muito maiores. Todas elas têm em comum o legado extraordinário que deixam. Foram escolhidas pelo destino para viverem uma trajetória de realizações. Mas, nesse caminho foram aprendendo e edificando de maneira sólida uma vida que vale a pena conhecer.

Nasci em Presidente Venceslau, uma cidade do interior do estado de São Paulo. Distante da Capital, quase divisa do estado do mato grosso do sul. Minha cidade sempre foi acolhedora. Aqui vivi grande parte da minha vida. A melhor parte! Às vezes ficamos chateados com algumas coisas. Mas logo passa!

O que gosto em nossa cidade?
Ela é a nossa cidade! Nascemos, crescemos, estudamos, fizemos amizades, compartilhamos sonhos, alegrias e tristezas. Mas sempre torcemos pela nossa cidade. Cada conquista ao longo de todos esses anos sempre foi motivo de alegria.

Uma cidade onde a política tem a sua força. As pessoas se dividem tentando buscar um nome comum. Uma pessoa que possa nos representar.

Mas, tem uma história que precisamos contar.

Nossa cidade tem um homem com uma história incomum. O nome dele é Inocêncio Erbella.

Inocêncio, filho de Xisto Erbella, uma daquelas pessoas que valem a pena ter conhecido. Um homem simples e extremante doce. Dava gosto conversar com ele. Porque era uma daquelas pessoas que podíamos confiar de olhos fechados. Dono de uma bondade ímpar. A certeza de paz a qualquer tempo.

E sua Mãe era a dona Maria. Espanhola! Mulher muito forte! Eu ainda sou capaz de ouvir sua voz. Fui vizinha de Sêo Xisto e dona Maria, na minha primeira infância. Não me esqueço deles. Pessoas que recordo com carinho, E que marcaram sua passagem pela vida pela autenticidade. Nunca pretenderam ser o que não eram. Nem precisava, porque eram tanto!

Inocêncio Erbella criança, adolescente e jovem em uma cidade pequena, só ele poderá nos contar. Contar de seus sonhos e dos fatos que transformaram a sua vida.

Foi funcionário público estadual. Jovem cheio de sonhos…

E um dia estava no prédio do Oras. Jovens ali se reuniam para fazer teatro. E reza a lenda que o jovem Inocêncio estava recitando um texto. E por uma daquelas armações do destino. O Candidato a Prefeito Ernane Murad acompanhado do político Franco Montoro passou por aquele local. E Franco Motoro, percebeu o quanto Inocêncio era eloquente. E aconselhou ao jovem e promissor político que o trouxesse para perto. Grandes homens têm esse desprendimento natural. Tem esse olhar que encontra e reparte a sua grandeza. E ele, sem saber, naquele momento deu um passo que transformaria a vida de outra pessoa.

Estava escrito?

Inocêncio Erbella tem o dom da oratória. Entre tantos dons, esse encanta. Quando ele discursava, a impressão que eu tinha é que o tempo parava. As palavras eram íntimas do interlocutor. E o sentimento que ficava era de um homem firme, dono de grandes ideias e que nunca se perdeu de sua origem. Inocêncio foi um presente para a nossa cidade.

Tornou-se Vice-Prefeito na Chapa de Ernane Murad. E quis o destino que, infelizmente, Ernane ficasse adoentado e falecesse meses depois de eleito.

Encerra-se um ciclo e inicia-se outro.
Dormiu naquela noite um homem simples, funcionário público, inteligente e com certeza, com muitos sonhos.
Acordou Prefeito de nossa cidade.
Fico imaginando seus pensamentos naquele dia.
Algo tão particular.
Misto de tristeza pela morte do amigo e de surpresa inconteste.
Quais sentimentos tomaram o coração do jovem Inocêncio Erbella.

E agora?
São detalhes que permanecem no coração do jovem, do homem, do político Inocêncio Erbella e fazem parte da história de nossa cidade e de cada um de nós. São tantos fatos a desvendar!
Fatos que correlacionados mudaria para sempre a história de Inocêncio e de Presidente Venceslau.
Cidade pequena, no fim do estado…
Caminhavam ali, seguindo uma velha política.
O arroz com feijão dos antecessores. Políticos que sempre se relegaram ao papel de ir a Capital buscar o que o governador tinha para nos dar. Ás vezes um favor, outras migalhas.
E muitos prefeitos que ficam ali nas antessalas dos palácios da vida, dão se por satisfeitos com o que recebem.

Inocêncio Erbella não era e nunca foi um desses Prefeitos.
Agigantou-se por Presidente Venceslau e por todos nós.
Logo os governadores perceberiam que não se tratava de um homem comum. Não se conformava em trazer migalhas para nossa cidade. Não fazia média com esse ou aquele. Não tinha interesses a barganhar. Era firme, convicto dos direitos do município. Tornou-se um político hábil e respeitado em todo estado.

Foi Prefeito de nossa cidade três vezes. Foram três mandatos!
E acredito que ninguém conseguirá superá-lo em realizações importantes para nossa cidade, e não se trata de quantidade e sim qualidade.
Inocêncio Erbella, foi ainda Deputado Estadual e Deputado Constituinte. Onde foi vice-presidente da Comissão de Sistematização e como efetivo da Comissão do Poder judiciário e de Defesa dos Interesses da sociedade, do Estado e dos Cidadãos e como suplente da Comissão de Ordem Econômica e Social. Isso é de uma importância fenomenal.
Inocêncio Erbella, tinha trânsito livre no Palácio dos Bandeirantes. Foi Secretário de Estado de Esportes e Turismo entre 1990 e 1991. E tinha o respeito e amizade de governadores, deputados, prefeitos e políticos em geral. Foi diretor da Faculdade de Direito da Unoeste. Foi idealizador e membro da Academia Venceslauense de Letras.

Quando você está nos circuitos políticos de São Paulo. Seja no Palácio ou na Assembleia Legislativa e fala que é de Presidente Venceslau, sempre tem alguém que diz: Terra do Inocêncio Erbella!
Sim! Terra de Inocêncio Erbella! Muito bom!

Inocêncio Erbella, sem dúvida alguma, escreveu seu nome na história.
Presidente Venceslau há de reverenciá-lo para sempre!
Ele foi um Prefeito preocupado com o nosso desenvolvimento. Ficaria horas aqui dizendo tudo o que ele trouxe e fez pela nossa cidade.
Um olhar nas necessidades do município e um olhar de carinho pelo nosso povo. Nunca, em tempo algum, fez acepção de pessoas. Nunca se preocupou em fazer propaganda de si mesmo. Não precisava!

Um homem que ficou acima das mazelas políticas.

Que nunca deixou de dar uma palavra que fosse, quando o assunto era ajudar a nossa cidade. Foi e é um grande político. Sempre respeitou os votos que teve. Ama esta cidade como poucos. Ama o povo de Presidente Venceslau. Independente de política. Aqui fez grandes amigos. E tem amigos que talvez nem saiba.
Faltam palavras nesse momento.
Sobra respeito e admiração.
Consigo transpor qualquer situação, diante da vida de uma pessoa que se dedicou a nossa cidade, ao nosso bem estar e na confiança que sempre teve em dias melhores.

Me alegra saber que Inocêncio está entre nós!
Tem uma família linda!
Distribui ensinamentos para quem deseja aprender.
sempre com o sorriso aberto, carinhoso e verdadeiro.
Presidente Venceslau tem a sua história entrelaçada com a vida deste homem. E assim sempre será! Sejamos aqueles que tem essa compreensão e que possamos abraça-lo com alegria, amor e todo nosso reconhecimento. Que ele receba todo o nosso carinho, nossa gratidão e respeito.

Obrigada Inocêncio Erbella!


PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais.

17:34:16

Uma resposta

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias