Otan anuncia gasto militar recorde em 2024, após ameaças de Trump

Início » Blog » Otan anuncia gasto militar recorde em 2024, após ameaças de Trump

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta quarta-feira(14) um aumento significativo dos gastos militares pelos membros da aliança, após ameaças de Donald Trump aos países em atraso com suas contribuições.

“Este ano, espero que 18 aliados gastem 2% do PIB em defesa. Será mais um número recorde, seis vezes maior que em 2014, quando apenas três aliados cumpriram a meta”, disse.

O anúncio de Stoltenberg sobre o número de países da Otan a atingir a meta de gastos militares responde à ameaça de Donald Trump de não defender os países em mora se reeleito presidente.

No último fim de semana, em um comício de campanha, Trump sugeriu ainda que incentivará a Rússia a “fazer o que quiser” com eles.

Segundo Stoltenberg, “estamos conquistando avanços reais” porque os países da aliança “estão gastando mais. Porém, alguns ainda têm um caminho a percorrer”.

A lista dos 18 países que cumprirão com a meta este ano não foi divulgada. Em 2023, foram onze. Neste mesmo ano, os países da Otan decidiram converter 2% em piso e não em teto. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a