ONU alerta que inundações na Líbia podem desencadear surto de doença

Início » Blog » ONU alerta que inundações na Líbia podem desencadear surto de doença
Líbia pode enfrentar surto de doenças após enchentes causadas pela tempestade Daniel
Líbia pode enfrentar surto de doenças após enchentes causadas pela tempestade Daniel ABU BAKR AL-SOUSSI / AFP – 18.09.2023

Agências da ONU disseram na segunda-feira (18) que estavam lutando para prevenir um surto de doença após as enchentes que devastaram a cidade líbia de Derna, deixando milhares de desaparecidos, e alertaram que estavam tentando evitar uma “crise devastadora”.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) explicou num comunicado que equipas de nove agências da ONU estiveram no terreno prestando ajuda e apoio às pessoas afetadas pela tempestade Daniel e pelas inundações repentinas que atingiram Derna e outras cidades no leste da Líbia. Crescente Vermelho nega ter divulgado 11 mil mortes na Líbia, número citado pela ONU.

A tempestade vinda do Mediterrâneo atingiu Derna no dia 10 de setembro e causou o rompimento de duas barragens localizadas no leito do rio que atravessa a cidade, desencadeando um fluxo semelhante a um maremoto.

A inundação deixou mais de 3.000 mortos, segundo o último relatório do governo que controla o leste da Líbia, e há milhares de desaparecidos. R7

Agropecuária-COnfiança-1