ONG cobra investigação independente sobre ataque de Israel

Início » Blog » ONG cobra investigação independente sobre ataque de Israel

A ONG World Central Kitchen (WCK) cobrou nesta quinta-feira (4) uma investigação independente de terceiros sobre o ataque aéreo de Israel que matou sete de seus voluntários na Faixa de Gaza na última segunda.

“Apelamos aos governos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos, da Polônia e do Reino unido para que se juntem a nós no apelo a uma investigação independente e de terceiros sobre estes ataques, incluindo se foram realizados intencionalmente ou não em violação do direito internacional”, afirmou a WCK, citada pela CNN.

Os trabalhadores humanitários mortos no ataque eram da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Polônia, Reino Unido e Faixa de Gaza.

Na nota, a ONG destaca ainda ter solicitado ao governo israelense “que preserve imediatamente todos os documentos, comunicações, gravações de vídeo e/ou áudio e qualquer outro material potencialmente relevante” para os ataques, a fim de “garantir a integridade da investigação”.

Após a ofensiva, a organização americana, fundada pelo chef José Andrés e que distribuía ajuda humanitária para civis no enclave palestino, foi forçada a suspender suas atividades na região.

Além disso, o ataque provocou críticas e cobranças de investigação por parte da comunidade internacional. Segundo a entidade, dois veículos blindados e com o logo da WCK foram bombardeados logo após deixar um galpão em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, onde a ONG havia descarregado mais de 100 toneladas de alimentos que chegaram ao enclave por via marítima. Ansa

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a