O tempo dos mamíferos na Terra já passou pela metade, prevêem os cientistas

Início » Blog » O tempo dos mamíferos na Terra já passou pela metade, prevêem os cientistas
Imagem da Terra tirada pelo satélite DSCOVR da Nasa, divulgada pela agência espacial americana em 2015 – NASA/AFP/Arquivos

Já se passaram cerca de 250 milhões de anos desde que animais semelhantes a répteis evoluíram para mamíferos. Agora, uma equipe de cientistas prevê que os mamíferos poderão ter apenas mais 250 milhões de anos.

Um artigo publicado pelo The NY Times, aponta que os investigadores construíram uma simulação virtual do nosso mundo futuro, semelhante aos modelos que projetaram o aquecimento global causado pelo homem durante o próximo século. Utilizando dados sobre o movimento dos continentes em todo o planeta, bem como flutuações na composição química da atmosfera, o novo estudo projectou muito mais longe no futuro.

Alexander Farnsworth, cientista paleoclimático da Universidade de Bristol, nos EUA, que liderou a equipe, disse que o planeta pode ficar quente demais para que qualquer mamífero – inclusive nós – sobreviva em terra. Os investigadores descobriram que o clima se tornará mortal graças a três fattores: um sol mais brilhante, uma mudança na geografia dos continentes e aumentos no dióxido de carbono.

Os cientistas vêm tentando há décadas prever o destino da vida na Terra. Os astrônomos esperam que o nosso Sol se torne cada vez mais brilhante e, dentro de cerca de 7,6 bilhões de anos, possa engolir a Terra.

Mas a vida provavelmente não durará tanto tempo. À medida que o Sol lança mais energia no planeta, a atmosfera da Terra aquece, fazendo com que mais água evapore dos oceanos e continentes. O vapor de água é um potente gás de efeito estufa e, portanto, reterá ainda mais calor. Pode ficar quente o suficiente em dois bilhões de anos para evaporar os oceanos.

Em 2020, o Dr. Farnsworth voltou sua atenção para o futuro da Terra como uma forma de se distrair da pandemia. Ele se deparou com um estudo que previa como os continentes se movimentariam ao redor do planeta num futuro distante. IstoÉ

Agropecuária-COnfiança-1