O dia em que a Bahia consolidou a independência do Brasil

Início » Blog » O dia em que a Bahia consolidou a independência do Brasil
O dia em que a Bahia consolidou a independência do Brasil
O dia em que a Bahia consolidou a independência do Brasil

Data popular no estado, 2 de Julho celebra a vitória militar final contra os portugueses em 1823. Guerra foi marcada por grande adesão popular e engajamento feminino.”Nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro / É sinal que neste dia até o sol, até o sol é brasileiro.”

Os versos que abrem o Hino ao Dois de Julho, que desde 2010 é o hino oficial do estado da Bahia, são tão populares entre os baianos quanto o hino nacional brasileiro.

A letra e a música do Hino ao 2 de Julho são respectivamente da autoria de Ladislau Titara e José dos Santos Barreto, dois ex-combatentes das batalhas que expulsaram definitivamente os portugueses da Bahia em 2 de julho de 1823.

Conhecida popularmente como a “Independência da Bahia”, a maneira mais precisa de definir o que aconteceu naquela data, no entanto, é a de que foi o dia em que o Brasil ficou independente na província da Bahia, de onde os portugueses ainda não tinham saído após o 7 de setembro de 1822.

O conflito com os portugueses na Bahia tinha começado ainda antes, no início de 1822. A guerra durou até a metade do ano seguinte, com direito a grande adesão popular na luta pela emancipação que, apoiada por mercenários estrangeiros contratados por D. Pedro 1°, resultou na vitória que é comemorada com um cortejo há mais de 200 anos. DW

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JV MOTORS
TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias