Nobel de Medicina vai para dois pesquisadores por vacina contra covid

Início » Blog » Nobel de Medicina vai para dois pesquisadores por vacina contra covid

A bioquímica húngara Katalin Karikó e o pesquisador americano Drew Weissman foram anunciados nesta segunda-feira (2) como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 por seus trabalhos sobre RNA mensageiro (RNAm), que abriram o caminho para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

Os cientistas, que estavam na lista de favoritos, foram premiados por “suas descobertas sobre as modificações das bases nucleicas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNAm eficazes contra a covid-19”, afirmou o júri.

Ao selecionar a dupla, o Comitê do Nobel em Estocolmo rompeu com a tradição de reconhecer trabalhos com décadas de trajetória.

Karikó, 68 anos, e Weissman, 64, trabalham juntos na Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e já venceram diversos prêmios por seus trabalhos, incluindo o Lasker Award, que é considerado como uma honraria que antecipa o Nobel.

Também venceram o Prêmio Princesa das Astúrias em 2021, que compartilharam com outros cientistas.

A tecnologia premiada nesta segunda-feira é de 2005, mas as primeiras vacinas que utilizaram RNAm foram desenvolvidas pelos laboratórios Pfizer/BioNTech e Moderna contra a covid-19.

Ao contrário das vacinas tradicionais que utilizam vírus enfraquecidos ou pedaços de proteínas de vírus, a técnica do RNA mensageiro utiliza moléculas genéticas que informam às células quais proteínas devem produzir.

O processo simula uma infecção e treina o sistema imunológico para o momento de enfrentar um vírus real. IstoÉ

Agropecuária-COnfiança-1