No Amazonas, Rio Negro bate nível recorde de seca ao atingir 13,59 metros

Início » Blog » No Amazonas, Rio Negro bate nível recorde de seca ao atingir 13,59 metros
No Amazonas, Rio Negro bate nível recorde de seca ao atingir 13,59 metros
Outro registro próximo aconteceu em 2010, quando as águas desceram a 13,63 metros. (Crédito: Michael Dantas / AFP)

O Rio Negro alcançou a marca recorde de 13,59 metros e a seca de 2023 já é a pior da história em Manaus. Um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, a vazante, que desceu 10 cm em 24h, é monitorada pelo Porto de Manaus. Outro registro próximo aconteceu em 2010, quando as águas desceram a 13,63 metros.

Segundo nota da prefeitura de Manaus, por meio de levantamento da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), 63 comunidades rurais ribeirinhas de Manaus estão sendo afetadas pela estiagem deste ano. Uma força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Manaus, nos últimos dias, para levar cestas básicas, água potável e itens de higiene às famílias afetadas pela seca dos rios.

Alertas como o do Serviço Geológico do Brasil indicam resultados severos na precipitação da região Amazônica por conta do El Niño, com efeitos no final de 2023, e tendo impacto no período de chuvas.

“Os níveis dos rios muito baixos e consequentemente suas vazões reduzidas tem potencial de gerar diversos impactos na região, por exemplo sobre: abastecimento; navegação; estabilidade geológica local, em razão dos fenômenos de terras caídas ocasionados pela diminuição muito rápida dos níveis de águas; e processos ecológicos, levando à mortandade de peixes em razão do reduzido espaço para circulação, elevação da carga orgânica e também das temperaturas das águas”, informa o boletim. IstoÉ

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a