Netanyahu a Lula: ‘Comparar Holocausto com Gaza ultrapassa linha vermelha’

Início » Blog » Netanyahu a Lula: ‘Comparar Holocausto com Gaza ultrapassa linha vermelha’

A comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os atos de Israel em Gaza e a Alemanha nazista abre uma crise diplomática. Neste domingo, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou que a comparação de Lula da Silva entre “Israel e Holocausto nazi e a Hitler ultrapassou uma linha vermelha”.

O governo de Israel ainda anunciou que irá convocar o embaixador do Brasil em Tel Aviv para se explicar e para uma reprimenda. Trata-se de um ato que, no jargão diplomático, representa uma sinalização clara de insatisfação e de alerta. “Os comentários do presidente brasileiro são vergonhosos e graves”, disse o chanceler Israel Katz.

A embaixada, que está fechada neste domingo, afirma que não foi ainda informada de nada. A relação entre os dois países vem sofrendo abalos desde o início da guerra.

“A trivialização do Holocausto é uma tentativa de prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender”
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O Brasil foi um dos países que deu apoio político para a denúncia da África do Sul no Tribunal Penal Internacional, em Haia, contra Israel. UOL

 

Respostas de 7

  1. Se Adolf Hitler estivesse vivo estaria com inveja de Netanyahu: Nem em seus mais loucos devaneios Hitler sonhou que um Judeu viria usar seus métodos para exterminio de um povo. Netanyahu conseguiu essa façanha. É tão ou mais sanguinário que Adolf Hitler os requintes de crueldade se igualam em muito e vai além, pois revida terrorismo descarado contra Palestino. Fechar os olhos para isso é ignorância. Lula foi certeiro ao condenar o genocidío em andamento em Gaza, nada justifica a mortes de mulheres e crianças inocentes. Quem praticou um ato terrorista abominável contra Israel foi o Hamas a reação deveria se dar contra esse grupo, e não contra um povo. O chilique histérico de Netanyahu com Lula, se dá na tentativa de evitar que outros líderes mundiais de relevância se somem a ele!

    Não é mais questão política. É questão humanitária ponto.
    Lula Tem Razão.

  2. Observador e Lula está com o cérebro cozido de tanta cachaça! São seres imputáveis!

  3. O mundo civilizado criticou duramente as falas do Lula!
    Também o que esperar de quem apóia grupos Terroristas e Vladmir Putim

    1. A verdade é que você Rochinha por não ter cérebro justamente por isso também não tem memória. Em 2022 Bolsonaro foi a Rússia em meio ao temor da parte da Comunidade Internacional, em relação a uma possível invasão Russa na Ucrânia o Presidente Bolsonaro (PL) Classificou a relação do Brasil com à Rússia como um “Casamento Perfeito” Bolsonaro disse a Vladimir Putin “Somos Solidários à Rússia” Rochinha espero que você só me responde quando colocar o cérebro se é que isso é possível? Pra não passar tanta vergonha!

    2. Bom até agora, 12:30 h, nenhum chefe Estado comentou algo sobre a fala de Lula, claro com exceção de Netanyahu, talvez porque todos queriam dizer o que pensam. Na favela da Rocinha no RJ moram 1 milhão de habitantes, entre esses moradores com certeza tem milhares de criminosos do CV, PCC, ladrões, estupradores e outros, então o exército deveria entrar lá, matar umas 30 mil pessoas e tudo bem, que pensamento absurdo.

  4. Não sei como um se humano sem cérebro consegue dar o Pix pro Bolsonaro. Sempre votei em Lula e no PT minha filiação foi 1980 na inauguração do Partido na Sede do Sindicato dos Metalúrgico ABC. Nunca tive pretensão de nenhum cargo político porque acho a política suja. Mas também sei que não existe nenhuma outra saída sem a política. Nunca tive a ilusão de que um partido de humanos pudesse ser um coro de anjos. Ví virtudes fundamentáis e defeitos tratáveis. Mas a posição de Lula diante do holocausto me faz dizer: “Que orgulho desse homem!

  5. O Lula está certo nessa questão. O que Israel está fazendo em Gaza é uma atrocidade. Ele não está se defendendo do grupo Hamas, ele está dizimando um povo e cometendo vários crimes de guerra. E ao ser criticado tem a audácia de se vitimizar. É simplesmente nojento e vergonhoso, como pode ter pessoas que apoiam a barbaridade e matança indiscriminada de uma população civil, essa limpeza étnica que estão promovendo contra pessoas indefesas e que não tem como sequer escapar de lá.

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias