Mulher tem média de 11 horas a mais do que homem no trabalho doméstico, diz estudo

Início » Blog » Mulher tem média de 11 horas a mais do que homem no trabalho doméstico, diz estudo
Mulheres têm carga maior de trabalho doméstico
Mulheres têm carga maior de trabalho doméstico TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

As mulheres desempenham uma carga maior de trabalho doméstico e de cuidados não remunerados em comparação com os homens, segundo um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no início deste mês. De acordo com a publicação, o simples fato de ser mulher leva a um acréscimo de 11 horas semanais nos serviços do lar.

As desigualdades de gênero no trabalho entre casais brasileiros são marcadas por posição no curso da vida, disponibilidade de tempo, recursos relativos em uma família, respostas compensatórias e neutralização dos desvios de gênero, segundo o estudo. O texto acrescenta também que o tempo é maior quando há a presença de filhos.

“A diferença nas atividades de cuidados e trabalhos domésticos se explica pelas questões de normas sociais. A maternidade é um fator crucial, e a literatura tem se debruçado muito em identificar esses fatores ultimamente, combinado com a questão de normas culturais, de que o homem deve ser o provedor, e a mulher, a cuidadora. E essas diferenças vão refletir em uma série de outras diferenças no mercado de trabalho, como desigualdade de rendimento e de participação”, explica a pesquisadora do Ipea Ana Luiza Neves.

O impacto das crianças pequenas na jornada da mulher é o dobro em comparação ao observado entre os homens, mas diminui à medida que os filhos crescem. Por outro lado, a presença de adolescentes (15 a 18 anos) alivia a carga de trabalho para os pais. A publicação mostra que há ainda uma tendência de gênero: filhos de ambos os sexos reduzem o tempo gasto pelos pais, mas apenas filhas adolescentes contribuem para a redução das responsabilidades reprodutivas das mães. R7

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a