Mujica anuncia tumor no estômago

Início » Blog » Mujica anuncia tumor no estômago

José Mujica, ex-presidente do Uruguai e líder da esquerda latino-americana, anunciou, nesta segunda-feira (29), que tem um tumor no esôfago com prognóstico “muito complexo”, mas prometeu continuar na cena política e disse estar “grato” por sua vida. O ex-presidente, de 88 anos, relatou em coletiva de imprensa que descobriu o tumor na última sexta-feira, durante um check-up.

“É obviamente algo muito comprometido”, disse Mujica.

“E é duplamente complexo no meu caso porque sofro há mais de 20 anos de uma doença imunológica que afetou, entre outras coisas, os meus rins, o que cria dificuldades para técnicas de radioterapia ou cirurgia”, explicou, em alusão à vasculite com que foi diagnosticado em 2004.

“Na minha vida mais de uma vez a morte me rondou […] Desta vez me parece que veio com a foice em riste e vamos ver o que acontece”, afirmou.

Consultada pela AFP, a médica pessoal de Mujica, Raquel Panone, disse que “não está confirmado” que o tumor seja maligno, embora “a imagem é sugestiva”.

“Temos que esperar os resultados da anatomia patológica e de outros estudos para decidir o tratamento”, informou e enfatizou que o ex-presidente “segue com sua vida normal”.

– ‘Enquanto eu aguentar, aqui estarei’ –

Mujica, um ex-guerrilheiro que foi deputado, senador, ministro e presidente do Uruguai de 2010 a 2015, segue sendo uma figura de peso na Frente Ampla (FA), coalizão de esquerda que esteve no poder de 2005 a 2010, quando assumiu o presidente de centro direita Luis Lacalle Pou. AFP

Agropecuária-COnfiança-1