O AVANÇO DO GARIMPO ILEGAL NO PAÍS
(g1) – O garimpo ilegal em terras indígenas na região Norte do Brasil aumentou mais de oito vezes entre 2016 e 2022, apontam dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As atividades foram detectadas nas Terras Indígenas Yanomami, em Roraima, e em seis reservas do Pará: Sai-Cinza, Munduruku, Baú, Kayapó, Apyterewa e Trincheira/Bacajá.
CADELAS DOS BOMBEIROS EM AJUDA NO TERREMOTO
(G1) – As cadelas Hope, Malina, Joy e Mari, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, desembarcam na última sexta-feira (10) em Ancara, capital da Turquia, para ajudar no resgate de vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o país no início da semana. O número oficial de mortos passa de 22 mil — a contagem quadruplicou desde segunda (6), e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pode chegar a 40 mil.
NOTÍCIA SOBRE GOLPISTAS PRESOS
(g1) – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) pediram, nesta sexta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os bolsonaristas presos durante os ataques do dia 8 de janeiro sejam transferidos para prisões em seus estados de origem. A ordem argumenta que aumento no número de presos causa atraso em procedimentos administrativos, atendimentos entre advogados e clientes, e de saúde, além de impactar os cofres públicos do DF.
11:46:44