
Ao entrar no transporte público paulista neste sábado (26), não esqueça sua máscara. A proteção contra a Covid voltou a ser obrigatória a partir de decreto publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do estado.
O decreto 67.299 basicamente só reestabelece regramentos anteriores de uso de máscara em transportes públicos e em locais que prestam serviços de saúde.
A medida é tomada em um momento de aumento de casos de Covid no Brasil e também no estado. Em São Paulo, nesta semana, o crescimento da média móvel de infecções, em relação ao dado de duas semanas antes, ultrapassou 70%, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa.
Há percepção semelhante nos dados levantados pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo. Foi percebido um aumento de atendimentos, em novembro, de pacientes com suspeita de Covid, apesar de casos não apresentarem gravidade, de forma geral. De toda forma, as internações tiveram um aumento relativamente pequeno.
No início de novembro, o governo do estado emitiu um alerta sobre o aumento de internações em UTI.
Especialistas avaliam que a medida é acertada, porém, que poderia ter sido tomada antes. A Copa do Mundo e as festividades de fim de ano também podem contribuir com a subida de casos.
FolhaPress
09:45:02