
Pelo menos 345 dos 497 municípios gaúchos sofrem alguma consequência dos temporais que atingem a região desde o início da semana. Governador diz que será necessário “Plano Marshall” para reconstruir o estado.As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram mais de 850,4 mil pessoas, de acordo com boletim divulgado às 9h deste segunda-feira (06/05) pela Defesa Civil do estado. Pelo menos 345 dos 497 municípios gaúchos já sofreram alguma consequência dos temporais, que atingem a região desde o início da semana.
O número de mortos subiu para 83, além de quatro óbitos em investigação para verificação se, de fato, têm relação com a tragédia. Há ainda 276 feridos e 111 desaparecidos.
Pelo menos 439 mil pontos estão sem energia elétrica. O número de domicílios sem abastecimento de água caiu de mais de 1 milhão, na noite de sábado, para pouco mais de 839 mil no domingo, segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
As operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto LAgre, seguem suspensas e voos estão cancelados até sexta-feira. A rodoviária está debaixo d’água e também não está operando.
Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 46 cidades estão sem serviços da TIM, 45 sem os serviços da Vivo e 24 municípios não conseguem acesso pela Claro.
Estradas também foram danificadas em todo o estado – rodovias federais apresentam 61 pontos com bloqueios totais ou parciais, conforme balanço de domingo. As estradas estaduais têm 102 interdições totais ou parciais. DW