Jovens ambientalistas refazem expedição marítima de Darwin 200 anos depois

Início » Blog » Jovens ambientalistas refazem expedição marítima de Darwin 200 anos depois
Jovens ambientalistas refazem expedição marítima de Darwin 200 anos depois

A bordo de um veleiro centenário, projeto científico Darwin200 é inspirado pelo naturalista inglês e percorrerá 74 mil km em dois anos para formar novas lideranças.Charles Darwin tinha apenas 22 anos quando, em 1831, iniciou uma viagem que marcaria a sua vida e a forma como entendia a natureza. Essa mesma aventura agora está sendo reeditada pelo projeto Darwin200.

A centenária escuna holandesa Oosterschelde zarpou em agosto passado de Plymouth, na Inglaterra, rumo a uma expedição que deverá percorrer 40 mil milhas náuticas (74 mil km) em dois anos – quase seis vezes o diâmetro da terra.

A iniciativa reúne 200 jovens ambientalistas – chamados de líderes Darwin –, que participam de atividades, pesquisas e intercâmbios a bordo do veleiro e em escalas em 32 portos ao redor do mundo.

Nas palavras do biólogo e documentarista Stewart McPherson, fundador e diretor do projeto, o objetivo é “criar uma experiência igualmente transformadora para o público e para 200 dos jovens ambientalistas mais brilhantes do mundo, que têm potencial para serem líderes na ciência, tecnologia, engenharia, matemática e na conservação do amanhã, e os catalisadores para mudar o futuro do planeta para melhor.”

Depois de percorrer a costa atlântica da América do Sul, as Ilhas Malvinas, e navegar pelo Estreito de Magalhães, o navio está atualmente em Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Um dos tripulantes é o fotógrafo argentino Nicolás Marín, de 24 anos. DEUTSCHE WELLE

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a