Jornal mais antigo do mundo deixa de ser impresso

Início » Blog » Jornal mais antigo do mundo deixa de ser impresso
Jornal mais antigo do mundo deixa de ser impresso. Imagem/DW

O jornal austríaco Wiener Zeitung, fundado em 1703 e considerado o jornal mais antigo do mundo ainda em circulação, publicou a sua última edição impressa na última sexta-feira e continuará em formato digital após um grande corte de pessoal, informou a mídia local.

A publicação pertence ao governo austríaco, mas é editorialmente independente. O jornal começou a ser publicado em agosto de 1703 e já viu 12 presidentes, 10 imperadores e duas repúblicas.

Em sua primeira edição, dizia que faria um relato direto das notícias “sem qualquer oratória ou glosa poética”. Em 1768, relatou um concerto estrelado por um menino de 12 anos “especialmente talentoso”. Seu nome era Wolfgang Amadeus Mozart. O evento marca o passo final em uma disputa de anos entre o governo austríaco e o jornal sobre o futuro do periódico.

O Wiener Zeitung, um jornal diário com sede em Viena, não imprimirá mais edições diárias depois que uma recente mudança na lei fez com que ele deixasse de ser lucrativo como produto impresso. A lei, aprovada em abril pelo governo de coalizão da Áustria, encerrou uma exigência legal de as empresas pagarem para publicar anúncios públicos na edição impressa do jornal, encerrando o papel do Wiener Zeitung como jornal oficial. DEUTSCHE WELLE

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a