Israel intensifica ataques no centro e sul de Gaza

Início » Blog » Israel intensifica ataques no centro e sul de Gaza
Menino sentado na escada do hospital Nasser em Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza, diante dos corpos das vítimas dos bombardeios israelenses, em 27 de dezembro de 2023

As forças israelenses intensificaram nesta quinta-feira (28) os ataques contra a principal cidade do sul e outras áreas do centro da Faixa de Gaza, depois que o Ministério da Saúde do território palestino anunciou que mais de 21.000 pessoas morreram em 11 semanas de guerra.

Os bombardeios contínuos e a expansão das operações acontecem no momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a população de Gaza está em “grave perigo”. O presidente da França, Emmanuel Macron, fez um apelo para que Israel aceite um cessar-fogo de longo prazo.

O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou na quarta-feira que os ataques contra um campo de refugiados no centro de Gaza entraram no terceiro dia e que uma brigada adicional foi enviada à cidade de Khan Yunis, no sul do território e que virou um recente foco de combates urbanos.

Ele também insinuou uma possível “expansão dos combates no norte”, na fronteira com o Líbano, cenário de trocas de tiros constantes entre as forças israelenses e o movimento islamista Hezbollah desde o início da guerra.

O comandante do Exército israelense, Herzi Halevi, afirmou que a instituição aprovou “planos para várias contingências. Devemos estar preparados para atacar quando for necessário”. AFP

 

Interação
Agropecuária-COnfiança-1