
Israel preparou planos para inundar o sistema de túneis do Hamas sob a Faixa de Gaza com água bombeada do Mar Mediterrâneo, um movimento que visa destruir a rede subterrânea de passagens e esconderijos do grupo terrorista e conduzir seus combatentes para cima do solo, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira (4).
Citando autoridades dos EUA, o Wall Street Journal informou que as Forças de Defesa de Israel instalaram no mês passado cinco grandes bombas de água perto do campo de refugiados de al-Shati, na cidade de Gaza, que são capazes de inundar os túneis em semanas, bombeando milhares de metros cúbicos de água por hora.
As autoridades disseram que Israel alertou os EUA sobre o plano no mês passado, mas ainda não decidiu se irá implementá-lo.
O relatório observou que não estava claro se as forças de defesa iriam inundar os túneis antes que todos os reféns que o Hamas e outros grupos terroristas palestinos sequestraram durante o ataque de 7 de outubro no sul de Israel fossem libertados, devido ao aparente risco que representaria para os reféns sendo mantido no subsolo.
De acordo com o relatório, as opiniões na administração Biden foram contraditórias, com alguns responsáveis a expressarem preocupação com o plano israelita, enquanto outros afirmaram que apoiam os esforços de Israel para destruir os túneis e que não há necessariamente qualquer oposição americana. IstoÉ