Israel está pronta para ‘qualquer cenário’, após assassinar líder do Hamas no Líbano

Início » Blog » Israel está pronta para ‘qualquer cenário’, após assassinar líder do Hamas no Líbano

O Exército israelense disse estar “preparado para qualquer cenário”, depois do assassinato no Líbano do número dois do Hamas, aumentado o temor de que a guerra na Faixa de Gaza deflagre uma conflagração regional.

As Forças Armadas se encontram “em estado de alerta muito elevado em todas as áreas, tanto na defesa como no ataque. Estamos altamente preparados para qualquer cenário”, declarou o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, sem comentar diretamente o assassinato de Saleh al Aruri, número 2 do Hamas, ocorrido na terça-feira em Beirute.  Aruri morreu junto com seus seguranças em um bombardeio de Israel, que prometeu destruir o Hamas após os ataques desse movimento islamista em 7 de outubro, disseram fontes libanesas e o próprio grupo palestino.

Israel divulgou as mortes de comandantes do Hamas e de outros funcionários do Hamas em Gaza, mas Aruri é a figura mais elevada a morrer e ocorreu no primeiro bombardeio da capital libanesa desde o início das hostilidades.

O episódio aprofundou o temor de que o conflito de quase três meses entre Israel e o Hamas se espalhe por toda a região.  A morte de Aruri não levará à derrota do Hamas, “um movimento, cujos líderes e fundadores caem como mártires pela dignidade do nosso povo e da nossa nação, nunca será derrotado”, disse seu líder, Ismail Haniyeh. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a