Irã promete que bombardeio israelense na Síria não ficará sem resposta

Início » Blog » Irã promete que bombardeio israelense na Síria não ficará sem resposta

O Irã afirmou nesta terça-feira (2) que Israel e Estados Unidos responderão pelo ataque de segunda-feira que matou 11 pessoas, incluindo sete membros da Guarda Revolucionária iraniana em Damasco, uma operação que ameaça intensificar ainda mais as tensões no Oriente Médio.

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, advertiu que “o regime perverso sionista será castigado” e o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que o “crime covarde não ficará sem resposta”.

“Dia após dia, somos testemunhas do fortalecimento da frente de resistência e do desgosto e o ódio das nações livres contra a natureza ilegítima de Israel”, declarou Raisi.

O presidente iraniano condenou o que chamou de “ato desumano, agressivo e desprezível de invasão e violação flagrante das normas internacionais”.

Segundo Raisi, Israel “incluiu os assassinatos indiscriminados na agenda”, depois de ter sofrido “derrotas reiteradas e fracassos contra a fé e a vontade da Frente de Resistência, mas deve saber que nunca alcançará seus objetivos sinistros com meios tão desumanos”.

O bombardeio, atribuído a Israel, contra a seção consular da embaixada iraniana em Damasco deixou 11 mortos, incluindo sete integrantes da Guarda Revolucionária iraniana.

O ataque incluiu “seis mísseis disparados por caças F-35”, segundo Teerã, os primeiros direcionados contra um edifício diplomático iraniano na Síria, um país em guerra civil desde 2011 e onde o Irã e seus aliados apoiam o governo do presidente Bashar al Assad.

O Irã também enviou uma “mensagem importante aos Estados Unidos”, na qual destacou que Washington “deve ser considerado responsável” pelo ataque devido a seu apoio a Israel.

A mensagem, que não teve o conteúdo revelado, foi transmitida a “um funcionário da embaixada da Suíça”, que representa os interesses americanos no Irã, informou o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a