Irã nega envolvimento com ataques do Hamas em Israel

Início » Blog » Irã nega envolvimento com ataques do Hamas em Israel

O Irã negou nesta segunda-feira (9) envolvimento com os ataques do grupo fundamentalista islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, contra Israel.

As ações foram deflagradas no último sábado (7) e já provocaram cerca de 800 mortes em solo israelense. Outras dezenas de pessoas foram sequestradas e são mantidas como refém em Gaza, que reporta quase 500 vítimas do lado palestino.

“Não interferimos nos processos decisórios de outros países, incluindo a Palestina”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani.

Já a missão do Irã nas Nações Unidas (ONU) disse que o país apoia “orgulhosamente” a causa palestina, mas “não está envolvido na resposta [a Israel], que foi conduzida apenas por palestinos”. “A ação da resistência palestina foi uma defesa plenamente legítima contra os crimes e as usurpações do ilegítimo regime sionista”, ressaltou.

Já o grupo xiita Hezbollah, apoiado pelo Irã, garantiu que não vai intervir no conflito, “a menos que Israel cometa uma agressão” contra o Líbano.

O movimento também desmentiu o lançamento de mísseis em direção ao território israelense, após uma TV saudita ter noticiado o disparo de 12 foguetes a partir do sul libanês. Ansa

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a