Inmet emite alerta de perigo para temporais no Sul; calor continua em grande parte do país

Início » Blog » Inmet emite alerta de perigo para temporais no Sul; calor continua em grande parte do país

Um mês após o Rio Grande do Sul sofrer com enchentes que deixaram 50 mortos e 8 desaparecidos, uma nova frente fria deve provocar temporais em toda a região Sul do país nesta quarta-feira (4).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para o Sul, com previsão de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em Santa Catarina, a chuva volumosa já provoca prejuízos: casas foram destelhadas, alagaram e ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, maior cidade do Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua. O estado foi colocado em atenção pela Defesa Civil para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

O alerta é válido até as 10h de quinta-feira (5) e abrange os estados do Paraná e Santa Catarina por completo e parte do Rio Grande do Sul, especialmente a região noroeste.

De modo geral, um alerta laranja, segundo o Inmet, é emitido quando há uma “situação meteorológica perigosa”.

Vai formar um ciclone extratropical na costa da Argentina, bem longe. Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alertas de vento e o nível do rio Guaíba pode subir.
— Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo

A previsão de chuva vale também para o Mato Grosso do Sul, passando por parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro. G1

Agropecuária-COnfiança-1