Indústria química no Brasil atinge menor nível de capacidade instalada da história em 2023

Início » Blog » Indústria química no Brasil atinge menor nível de capacidade instalada da história em 2023

A indústria química brasileira atingiu o menor nível de capacidade instalada da história no ano de 2023, de 64%. O valor é seis pontos porcentuais abaixo do registrado no ano anterior, segundo os dados consolidados do relatório de acompanhamento conjuntural (RAC) feito pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade que representa o setor.

Se considerado apenas o mês de dezembro de 2023, o nível de capacidade instalada alcançou patamares ainda menores, em 60% do nível de utilização, o que representa uma queda de nove pontos porcentuais na comparação com o mesmo mês em 2022, e estável ante novembro.

A Abiquim aponta ainda que a produção em 2023 registrou queda de 10,1% ante o ano anterior, enquanto as vendas internas recuaram 9,4% e as exportações retraíram 10,9% no mesmo intervalo de comparação. As importações de produtos químicos, por sua vez, cresceram 7,8%, em meio a uma concorrência intensa dos produtos nacionais ante os de origem asiática, principalmente oriundos da China. Estadão Conteúdo

 

Agropecuária-COnfiança-1