Incêndio no Chile mata 14 migrantes venezuelanos, incluindo várias crianças

Início » Blog » Incêndio no Chile mata 14 migrantes venezuelanos, incluindo várias crianças

Um incêndio em um assentamento de habitações precárias no sul do Chile deixou 14 venezuelanos mortos, incluindo oito crianças, informou o prefeito interino da municipalidade de Coronel.

“Lamentamos informar o falecimento de 14 moradores de nossa comuna. São três famílias, oito menores de idade, seis adultos que morreram devido a este incêndio que destruiu suas casas”, disse Javier Valencia a jornalistas em Coronel, localizada 530 km ao sul de Santiago.

“São famílias venezuelanas” que viviam de maneira muito precária, apontou.Embora as causas do incêndio sejam desconhecidas, o prefeito disse que estavam investigando o possível superaquecimento de um fogão.

Valencia lamentou o aumento nos últimos anos da construção de habitações em terrenos não autorizados, onde os incêndios florestais se tornaram mais comuns.Coronel é uma das áreas mais afetadas pelo fogo, devido às altas temperaturas do verão austral.

Nas duas casas consumidas pelas chamas, viviam três “famílias amontoadas” em “condições típicas de um acampamento”, segundo o prefeito. Isso torna “muito difícil que os serviços possam chegar adequadamente para ajudá-los”, acrescentou.

Desde 2017, a chegada de migrantes da Venezuela ao Chile aumentou exponencialmente, muitos dos quais cruzaram a fronteira a pé pelo Peru ou Bolívia, através de passagens clandestinas. De acordo com estimativas oficiais, dos 1,7 milhão de estrangeiros que chegaram ao Chile nos últimos anos, quase metade são venezuelanos que fugiram da crise econômica em seu país. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a