Imagens da câmera do PM ajudam a identificar o assassino

Início » Blog » Imagens da câmera do PM ajudam a identificar o assassino


Imagens gravadas pela câmera corporal acoplada na farda do soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Samuel Wesley Cosmo, 34, foram usadas na identificação do suspeito de assassiná-lo. Cosmo foi morto com tiro no rosto durante patrulhamento em Santos, no litoral paulista, no último dia 2.

O uso do equipamento, rejeitado por diversas autoridades e políticos ligados à área de segurança pública, foi fundamental na identificação de Kaique Coutinho do Nascimento, 21, conhecido como Chip, suspeito de ter disparado contra o policial militar.

Policiais contaram à reportagem que investigadores analisaram as imagens e confrontaram o rosto de Kaique com diversas fotos de criminosos armazenadas nos bancos de dados da polícia, incluindo o Fotocrim, uma ferramenta online que tem fotografias e informações de centenas de milhares de criminosos.

A SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública) ofereceu R$ 50 mil para quem tiver informações sobre Kaique. O anúncio da recompensa foi feito pelo secretário da pasta, Guilherme Derrite, durante entrevista coletiva concedida na quarta (7) em Santos.

Deputados estaduais da chamada bancada da bala se manifestaram contra o uso das câmeras corporais, alegando que elas desmotivam e inibem os agentes de segurança no exercício das atividades, principalmente em situações de extremo conflito. Derrite chegou a dizer que iria rever o uso do equipamento.

No caso do soldado Cosmo, as imagens da câmera corporal na farda dele foram essenciais para chegar ao nome do suspeito e mostram o militar acompanhado de outros dois PMs da Rota. Eles andam até o final de uma rua estreita entre casas. Em seguida, Cosmo retorna sozinho e entra em uma viela.

Em nota enviada à reportagem, a SSP informou que policiais analisaram as imagens por horas e não conseguiram chegar a identificação. Segundo a pasta, a identificação só foi possível após confrontar o depoimento de testemunhas. UOL/Josmar Jozino

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a