Homens que nunca se casaram têm duas vezes mais chances de morrer de insuficiência cardíaca

Início » Blog » Homens que nunca se casaram têm duas vezes mais chances de morrer de insuficiência cardíaca
Homens casados têm menos risco de sofrer com insuficiência cardíaca
FREEPIK

Um estudo apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia trouxe uma boa novidade aos homens casados: o matrimônio pode colaborar com o coração — literalmente. Para os solteiros, no entanto, o prognóstico não é tão positivo, já que evitar o casamento aumenta em duas vezes os riscos de morrer em cinco anos por insuficiência cardíaca.

A pesquisa trouxe evidências de que o sexo e o estado civil podem exercer influência direta no risco de doenças cardíacas.

Um estudo publicado na Brazilian Medical Students Journal mostrou que, no Brasil, a insuficiência cardíaca é responsável por uma elevada taxa de internações e óbitos, que gera um alto custo para o sistema público.

De 2015 a 2020, foram registrados 1.212.249 de internações e 134.703 óbitos pela condição.

Vale ressaltar que a insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração fica muito fraco ou rígido para bombear o sangue para o restante do corpo.

“Existe uma ligação entre o status de relacionamento de uma pessoa e seu prognóstico clínico [com insuficiência cardíaca], e é importante descobrir por que isso ocorre”, disse Katarina Leyba, médica da Universidade do Colorado e principal autora do estudo, em comunicado.

R7
11:00:32

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias