Hamas avalia resposta a uma proposta de trégua em Gaza

Início » Blog » Hamas avalia resposta a uma proposta de trégua em Gaza

O movimento islamista palestino Hamas prepara sua resposta a uma proposta para uma trégua de 40 dias na Faixa de Gaza condicionada à libertação de reféns israelenses.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, que deve viajar nesta terça-feira a Israel, depois de uma escala na Jordânia, disse na segunda-feira que esperava uma resposta favorável do grupo islamista ao que chamou de proposta “extraordinariamente generosa de Israel”.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, explicou que a proposta contempla “um cessar-fogo de 40 dias e a libertação de milhares de detentos palestinos” em troca da libertação dos reféns sequestrados em 7 de outubro, no ataque sem precedentes do Hamas que provocou a guerra.

Após uma reunião na segunda-feira no Cairo com representantes do Egito e do Catar, países mediadores no conflito ao lado dos Estados Unidos, uma delegação do Hamas retornou a Doha para examinar a nova oferta de trégua, afirmou à AFP uma fonte do movimento.

A resposta chegará “o mais rápido possível”, acrescentou a fonte do grupo, considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia. AFP

 

 

Agropecuária-COnfiança-1