
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL – 19.1.2023
A gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem conversado com integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) para fazer com que ao menos 10% dos valores dos acordos de leniência firmados por empresas denunciadas por corrupção na Lava Jato sejam usados para concluir obras.
A possibilidade de usar parte do valor dos termos de leniência é cogitada desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste ano, o chefe do Executivo escalou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para conduzir o processo. Ele defende a medida por entender que os recursos provenientes dos processos podem desafogar o orçamento público.
Caso a proposta avance, o governo federal pode conseguir pelo menos R$ 800 milhões. Segundo a CGU, algumas das principais empreiteiras que foram alvo da Lava Jato, como UTC, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e OAS, celebraram acordos com o poder público que chegam aos R$ 8,1 bilhões.
Os acordos de leniência têm o objetivo de fazer com que as empresas colaborem efetivamente com as investigações e com o processo administrativo. Em troca, as instituições têm alguns benefícios, como redução do valor final da multa aplicável ou isenção/atenuação das sanções administrativas.
R7
09:30:02
Respostas de 3
Só falta chamar a Odebrecht para fazer as “obras”. Esse PT é uma piada de mal gosto. Vai devolver o dinheiro da corrupção para empreiteiras.
Seja mais claro com seus seguidores…
Não é fazer obras…
O que o ” Nine” quer é que as empreiteiras, suas ” amigas na corrupção” , em vez de devolverem o dinheiro que roubaram e fizeram acordo para devolver em espécie…agora devolvam em obras…obviamente superfaturadas novamente .
Seria como se vc fosse roubado por um profissional qualquer e depois, esse profissional , em vez de devolver o dinheiro que confessou ter roubado, vai te devolver em trabalhos por ele realizado, cobrando o valor superfaturado que achar melhor.
Poupe – me Sr . blogueiro…seja mais transparente com seus seguidores.
Qual é o seu problema?