Governo lança oito medidas em menos de duas semanas, de olho no 2º turno das eleições

Início » Blog » Governo lança oito medidas em menos de duas semanas, de olho no 2º turno das eleições

O governo aprovou, na terça-feira (dia 18), o uso do FGTS futuro — a previsão de recursos que o trabalhador com carteira assinada terá no fundo caso continue empregado — para o financiamento imobiliário. Esta é a oitava medida econômica lançada desde o início da disputa do segundo turno.

Muitas destas iniciativas concentram atenções na fatia do eleitorado com o qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem desempenho mais fraco. Especialistas veem abusos e uso eleitoral da máquina pública.

O novo uso do FGTS será voltado, a princípio, para famílias com renda de até R$ 2.400 e tem por objetivo acelerar as contratações do programa Casa Verde e Amarela, a política habitacional do governo Bolsonaro que substituiu o Minha Casa Minha Vida. A medida entra em vigor em 90 dias e é considerada polêmica.

Uma das funções do FGTS é apoiar o trabalhador em casos de demissão sem justa causa. Ao usar o recurso futuro para financiar a casa própria, ele pode ficar apenas com a multa de 40%. Um conselheiro do FGTS lembrou, em caráter reservado, que há muita rotatividade no mercado formal de trabalho nessa faixa de renda, o que pode causar problemas ao trabalhador que comprometer seu FGTS futuro.

Extra
14:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a