Gatos já eram animais de estimação na Ásia Central há mais de mil anos

Início » Blog » Gatos já eram animais de estimação na Ásia Central há mais de mil anos
Gatos como os conhecemos hoje acompanhavam pastores no Cazaquistão há mais de mil anos. Crédito: Maike Glöckner/MLU

Gatos domésticos comuns, como os conhecemos hoje, podem ter acompanhado pastores cazaques como animais de estimação há mais de mil anos. Isso foi indicado por novas análises feitas em um esqueleto de gato quase completo encontrado durante uma escavação ao longo da antiga Rota da Seda, no sul do Cazaquistão. O estudo foi publicado na revista “Scientific Reports”.

Uma equipe de pesquisa internacional liderada pela Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU, da Alemanha), Universidade Estadual Korkyt-Ata Kyzylorda (Cazaquistão), Universidade de Tübingen (Alemanha) e Escola Superior de Economia da Rússia reconstruiu a vida do gato, revelando ideias surpreendentes sobre a relação entre humanos e animais de estimação na época.

O gato, um macho – que foi examinado por uma equipe liderada pela drª Ashleigh Haruda, da Central Natural Science Collections da MLU – não teve uma vida fácil. “O gato teve vários ossos quebrados durante a sua vida”, disse Haruda. E, no entanto, com base em uma estimativa muito conservadora, o animal provavelmente já havia passado do primeiro ano de vida. Para Haruda e seus colegas, essa é uma indicação clara de que as pessoas cuidaram desse gato.

IstoÉ
10:30:02

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1