Garimpeiros começam a sair de terras indígenas em Roraima

Início » Blog » Garimpeiros começam a sair de terras indígenas em Roraima

(uol) – Vídeos mostram homens e mulheres em grupos deixando a região pela floresta ou rios, em barcos e canoas lotadas. A fuga acontece após o governo Lula (PT) bloquear o espaço aéreo da terra yanomami, inviabilizando a logística do garimpo. Há expectativa de que uma nova operação será feita nos próximos dias para expulsar garimpeiros ilegais da região. A Secretaria de Segurança de Roraima diz que algumas pessoas “resolveram se antecipar e evitar problemas com a Justiça”.

Em outro vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de mulheres pede ajuda dos “recursos humanos” para sair da terra yanomami porque estão sem mantimentos. Uma delas diz que a caminhada para sair do território indígena é de 30 dias e que os helicópteros cobram R$ 15 mil por voo.

“A gente está vindo aqui para pedir para vocês compartilharem esse vídeo no Facebook para pedir que acionem os recursos humanos [direitos humanos]. Não estão resgatando ninguém, a gente está preso aqui e daqui uma semana a gente não vai ter mais alimentação. Os indígenas vão começar a ficar estressados porque a gente que dá alimento para eles.

17:40:35

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias